Tutorial de Git - Branches

git, github,

Tutorial de Git - Branches

Camila L. Oliveira Camila L. Oliveira Mar 01, 2022 · 3 mins de leitura
Tutorial de Git - Branches
Compartilhe

Até agora, vimos aqui como fazer os primeiros passos de um projeto no git. Nesta aula, vamos conhecer como funciona as branches, o fluxo e como atualizar o projeto para a sua linha principal.

Agora, ao iniciarmos nossa explicação sobre o git flow, vamos falar sobre as Branches. Mas o que é o git flow? Ele é um fluxo de atividades criado para que seu projeto possua incrementação de funcionalidades, de correções, sem prejudicar o projeto final.

Podemos imaginar ela como o mapa do Metrô de São Paulo, com inúmeras linhas, mas repare que a Linha 1 - Azul é a linha principal, a nossa main, e as estações com integrações são, em nosso projeto, as funcionalidades incrementadas através das Merge Requests (MRs).

Mapa do Metro SP 2021

Ou seja, posso chamar a minha branch principal de Linha_1/Azul? Pode, mas precisa seguir o comando git config --global para configurá-la. Assim, como você pode criar branches com os nomes das respectivas linhas e as MRs conterem os nomes das integrações.

Mas vamos voltar ao Git Flow e como aplicá-lo ao projeto. Iremos criar juntos uma funcionalidade, em uma nova branch, e fazer a MR dela a nossa linha principal.

Obs. Isso é válido para todo projeto que você criar no Git e em qualquer linguágem de programação utilizada.

Seguindo a aula da Rafaella Ballerini, vamos criar um botão estilizado para nosso projeto. Para isso, faremos assim os seguintes passos:

  • Criar uma branch chamada botão, através do comando git checkout -b feature/botao. Assim, eu informo para o git que eu estou migrando de branch, da linha principal para a linha de feature e ela se chama botão e, que, ela precisa ser criada (através do comando -b).

  • Assim que checarmos no terminal que a branch foi criada e localizada, vamos criar um arquivo chamado botao.md e vamos seguir o código de exemplo:

  • Após esse passo, vamos publicar esse botão de exemplo, através dos comandos git add . e git commit -m "novo botão", mas atenção com o próximo passo, nós faremos com o comando git push -u origin feature/botao, para garantir que a atualização é em referência a feature e que ela precisa ser testada e avaliada antes de seguir pela linha principal.

Com isso, passamos a ter duas branches em nosso projeto, e, ao analizarmos a parábola do Metrô, é como se tivessemos informado que há uma segunda linha de metrô e ela possui uma integração na Estação Paraíso.

Só que se eu quero acessar a linha principal, por não ter concluído o desenvolvimento na main, eu posso voltar para ela acessando com o comando git checkout main e, vice-versa.

Mas caso eu queira fazer a MR, fazer a integração acontecer de fato e a linha principal tiver tanto o conteúdo de minha main como a da feature? Nós vamos explicar no próximo post.

Obs. Antigamente, a branch principal nos projetos Git se chamava master, mas por questões de referência ao período escravagista, especialmente nos EUA, onde foi criada a tecnologia Git, aconteceu essa substituição do nome da branch principal.

Inscreva-se em nossa newsletter

E receba as novidades da Studio em seu e-mail.

* requeridos

Camila L. Oliveira
Escrito por Camila L. Oliveira
Tecnóloga em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Bacharel em Administração Pública, Programadora de Computadores e Dispositivos Móveis e Técnica em Informática para Internet. Com experiências nas empresas TCS e BRQ, atuando no desenvolvimento de soluções aos clientes há mais de 2 anos.
//Insert Firebase